top of page
Buscar

Doutoranda do PPGD - Unijuí e do GP Mundus preside conferências no 18º CBDI

Atualizado: 31 de ago. de 2021

Entre os dias 26 a 29 de agosto de 2020 ocorreu o 18º Congresso Brasileiro de Direito Internacional - CBDI, promovido pela Academia Brasileira de Direito internacional – ABDI, um dos maiores e mais representativos eventos jurídicos do Brasil e do mundo, destinado ao aprimoramento inclusivo do estudo do Direito Internacional. Em razão do seu compromisso humanista, por respeito à ciência, com a crença no trabalho e nas recomendações das organizações internacionais, bem como pela sensibilidade em compreender que o cenário atual, com o alastramento da pandemia pelo país e pelo mundo, não oferece segurança para reunião de pessoas, o 18º CBDI foi realizado excepcionalmente neste ano de forma virtual.


O tema central do Congresso foi “Biodiversidade, Mobilidade e Integração”, remetendo-se à perspectiva da escola brasileira de Direito Internacional, a qual o compreende além da centralidade dos Estados, mas como um instrumento sistêmico de produção normativa voltado à prescrição e à proteção de direitos plurais.

O evento mesclou conferências de grandes nomes do Direito Internacional no Brasil e no exterior, bem como a apresentação de painéis, com a participação de professores, operadores jurídicos e jovens pesquisadores, desenvolvendo-se como um espaço amplamente dinâmico para o networking acadêmico e para o intercâmbio de ideias e projetos.


Na oportunidade e à convite do Dr. Wagner Menezes, professor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Direito e Presidente da Academia Brasileira de Direito Internacional, a doutoranda em Direitos Humanos pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), orientanda do Professor Dr. Gilmar Antonio Bedin e integrante do Grupo de Pesquisa CNPq Direitos Humanos, Governança e Democracia (Mundus), Aline Michele Pedron Leves, presidiu três conferências e dois painéis temáticos que abordaram conteúdos distintos e de ampla relevância para o Direito Internacional, área de pesquisa da doutoranda.

A programação do 18º Congresso Brasileiro de Direito Internacional contou com mais de 300 apresentações com renomados palestrantes de todo o mundo, os quais abordaram os mais diversos temas sobre o Direito Internacional. A metodologia envolveu a extensa realização de painéis simultâneos e também de conferências especiais.


Segue abaixo alguns registros da participação da doutoranda Aline Leves no 18º CBDI


25 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page