top of page
Buscar

Doutoranda e Pesquisadora do GP Mundus esteve no "Foro Internacional sobre el Cambio Climático"

No dia 14 de setembro de 2023, a pesquisadora Ma. Sabrina Lehnen Stoll, doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito - Doutorado em Direitos Humanos - da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), pesquisadora do Grupo de Pesquisa certificado pelo CNPq "Direitos Humanos, Governança e Democracia" (Mundus) e bolsista integral do Projeto de Pesquisa aprovado pelo Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PDPG/CAPES) "Direito à Moradia, Neoliberalismo e Vulnerabilidade: a violação de direitos humanos e as consequências ambientais", participou como palestrante do "Foro Internacional sobre el Cambio Climático - Camino a la COP 28", realizado em Puerto Iguazú (Misiones), na Argentina.



O Fórum sobre Mudanças Climáticas avançou com temas de inovação e tecnologia. Na ocasião, a doutoranda Sabrina Lehnen Stoll participou do painel "Ambiente sano como derecho humano", promoveu o lançamento do livro de sua autoria "Direito Fundamental à Proteção Climática" e divulgou as atividades realizadas no âmbito do Projeto PDPG/CAPES "Direito à Moradia, Neoliberalismo e Vulnerabilidade", coordenado pela Professora Dra. Elenise Felzke Schonardie e que também conta com a participação, como pesquisadoras, da Pós-Doutoranda Aline Leves e da Doutoranda Carina Lopes.



O referido evento foi organizado pelo "Observatorio de Relaciones Internacionales de la Fundación Victoria" em parceria com o "Centro de Información de Naciones Unidas para Argentina y Uruguay" e buscou promover o debate com especialistas acerca das questões sociais, do ambiente, da política e da indústria. A reunião em Puerto Iguazú gerou um Documento de Posicionamento (sobre questões sociais, de inovação e tecnológica) para a Cúpula do Clima Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas (COP28), que acontecerá de 30 de novembro a 13 de dezembro deste ano em Dubai.

O objetivo do encontro foi promover diálogos e mesas de troca com especialistas, a fim de debater possíveis temas que enquadram a agenda da Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas. Conforme Magali Kaczorowski, uma das organizadoras do Fórum, “É uma oportunidade em Misiones de crescer nas questões ambientais”. Ao mesmo tempo, destacou que o evento teve um enorme alcance a nível provincial, nacional e internacional. Cerca de 150 pessoas participaram.

A prioridade são as necessidades, propostas e realidades urgentes em torno das alterações climáticas, além de incentivar a participação de jovens, de organizações não governamentais e da sociedade civil na mesa de decisão da COP28 de Dubai. Assim, o Foro Internacional sobre el Cambio Climático procurou unir o mundo para um acordo sobre soluções práticas que enfrentem o desafio global.

O Documento de Posicionamento resolvido durante o Fórum inclui a perspectiva, a realidade, as opiniões e os dados relevantes dos diferentes atores da região. Além disso, estão envolvidos pontos específicos como promoção do diálogo, geração de propostas de pesquisa, medição, trabalho colaborativo e debate. O evento reuniu cientistas, funcionários e dirigentes de ONGs da Argentina, Paraguai, Brasil, Cuba, Panamá, Congo e Bangladesh. Por fim, foi gerada uma agenda comum para a Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas.


Confira abaixo mais registros do evento:



Foro Internacional Cambio Climático - Puerto Iguazú
.pdf
Fazer download de PDF • 603KB

Equipe Mundus

"Paz e diálogo por meio do direito"

46 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page