top of page
Buscar

GP Mundus promove Seminário Regional com apoio da FAPERGS

Durante os dias 23 e 24 de setembro de 2021, ocorreu o "I Seminário Regional de Direito à Cidade, Desigualdades e Inclusão Social: Os Descaminhos da Igualdade", tendo como objetivo promover a reflexão sobre a igualdade enquanto princípio norteador do Estado Democrático de Direito, a partir do direito à cidade e da necessidade de políticas públicas de inclusão social frente ao avanço das desigualdades no Brasil e no mundo.



O Seminário foi realizado na modalidade virtual e contou com três turnos de atividades, transmitidas ao vivo pelo Canal da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), no YouTube. Este evento foi coordenado pela Professora Dra. Elenise Felzke Schonardie e sob a coordenação adjunta do Professor Dr. Gilmar Antonio Bedin, contando, ainda, com a promoção do Grupo de Pesquisa do CNPq: Direitos Humanos, Governança e Democracia (GP Mundus), vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito (PPGD) – Mestrado e Doutorado em Direitos Humanos – da UNIJUÍ, bem com o apoio da FAPERGS.



A programação iniciou na manhã de quinta-feira, no dia 23 de setembro, às 10h, com o Seminário intitulado “Igualdade e Direitos de Cidadania: da emergência de seu surgimento às violações e supressões”. A mediação foi feita pelos(as) Professores(as) Dra. Elenise Schonardie e Dr. Gilmar Bedin, e teve como expositores(as) os Professores(as) Dra. Silvana Terezinha Winckler (UNOCHAPECÓ) e Dr. Clovis Gorczevski (UNISC).




Durante o turno da tarde do dia 23, às 14h, ocorreu o Seminário denominado “Entre exclusões e inclusões nas cidades: como cumprir as metas do ODS 11 da Agenda 2030”. A mediação foi realizada pelos(as) Professores(as) Dra. Elenise Schonardie e Dr. Ivo dos Santos Canabarro, e teve como expositores(as) os Professores(as) Dr. Luiz Ernani Bonesso de Araújo (UFSM), Dra. Márcia Rodrigues Bertoldi (UFPEL) e Dra. Francielle Benini Agne Tybusch (UNF).




A programação foi encerrada no dia 24 de setembro de 2021, às 9h, com o Seminário intitulado “Cidade Educadora e Inclusiva: a busca pela concretização dos direitos de cidadania”. A mediação foi feita pelos professores Dr. Ênio Waldir da Silva e Dr. Gilmar Bedin, e teve como expositoras as Professoras Dra. Helena Copetti Callai (UNIJUÍ), Dra. Daniela Gomes (IMED) e Dra. Ironita Adenir Policarpo Machado (UPF).




Equipe GP Mundus

Paz e diálogo por meio do direito

17 visualizações0 comentário

Bình luận


bottom of page