top of page
Buscar

Pesquisadores do GP Mundus promovem o I Seminário do Projeto Direito à Moradia, Neoliberalismo e Vulnerabilidade

Atualizado: 29 de mai.

No dia 15 de Maio de 2024, às 14h teve início o I Seminário de Direito à Moradia e Vulnerabilidades Sociais, promovido pelo Projeto Direito à Moradia, Neoliberalismo e Vulnerabilidade: a violação de direitos humanos e as consequências ambientais, em parceria com o Grupo de Pesquisa Certificado pelo CNPq "Direitos Humanos, Governança e Democracia" (Mundus). O referido Projeto faz parte do Programa Emergencial de Prevenção e Enfrentamento de Desastres relacionados à Emergências Climáticas, Eventos Extremos e Acidentes Ambientais (PEPEEC) do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PDPG/CAPES), vinculado Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (PPGD/UNIJUÍ) e coordenado pela Professora Dra. Elenise Felzke Schonardie (coordenadora) e pelo Professor Dr. Gilmar Antonio Bedin (vice-coordenador).


O evento financiado pela CAPES ocorreu no Auditório do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito – Mestrado e Doutorado em Direitos Humanos – da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ) de forma híbrida, com transmissão ao vivo pela plataforma online do Google Meet.



A Professora e Coordenadora do Evento, Dra. Elenise Felzke Schonardie (UNIJUÍ), deu abertura ao evento agradecendo aos presentes convidados e palestrantes, bem como apresentou o Projeto e as atividades que aconteceriam no dia, organizada pelos pesquisadores integrantes do Projeto PEPEEC PDPG/CAPES. Na sequência, o primeiro painel intitulado “Habitar e mudança climática: a necessária conexão entre o direito à moradia e a sustentabilidade”, foi ministrado pelo Professor Dr. Nicolau Cardoso Neto (FURB), sob a mediação da doutoranda Ma. Sabrina Lehnen Stoll (UNIJUÍ).



Às 15h ocorreu o painel “Vulnerabilidades sociais e o direito à moradia: habitação social e favelização no sistema de dados do IBGE”, ministrado pela Ma. Larissa Catalá (IBGE), sob a mediação do pós-doutorando Dr. Norberto Paiva Knebel (UNIJUÍ).



Já às 16h, o último painel da tarde teve como título “Políticas públicas e o direito à moradia no Brasil”, ministrado pelo Professor Dr. Josué Mastrodi Neto (PUC-CAMPINAS), sob a mediação da doutoranda Ma. Sabrina Lehnen Stoll (UNIJUÍ).



Após o coffee break, a atividade retornou às 19h30min para o painel “O direito fundamental à moradia digna e os desastres ambientais”, ministrado pelo Professor Dr. Cristhian Magnus De Marco (UNOESC), sob mediação da doutoranda Ma. Carina Lopes de Souza (UNIJUÍ). Na mesma oportunidade o Capitão do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul e Comandante da 1ª Cia de Bombeiros de Ijuí/RS, Cauê Czyzewski Nardes, proferiu sua palestra sob mediação da Professora e pós-doutora pelo Projeto, Dra. Aline Michele Pedron Leves (UNIPAMPA).





GP Mundus

Paz e diálogo por meio do direito

 

Confira os registros do evento:



20 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page