top of page
Buscar

XV Congresso Direito UFSC

Dentre os dias 02 a 05 de março de 2021 ocorreu aquele que é atualmente reconhecido como o maior Congresso de Direito do Brasil. Neste ano, em modalidade totalmente online, o XV Congresso Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foi um sucesso, contando com mais de 7.500 inscritos, 250 pesquisadores na Mostra de Pesquisa e 60 mil visualizações nos painéis do Evento. O Congresso Direito UFSC vem atingindo cada vez mais reconhecimento a cada edição, uma vez que proporciona aos atuais e futuros juristas um verdadeiro mosaico de temas essenciais e correntes no âmbito jurídico, sob a perspectiva de notáveis estudiosos.

Na oportunidade, com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento de novas pesquisas e debates sobre temas controversos, numa perspectiva plural e interdisciplinar, o XV Congresso de Direito da UFSC, nos dias 03, 04 e 05 de março de 2021, realizou a Mostra de Pesquisa, contando com a participação de acadêmicos de Direito de diversas instituições do país, efetivando um espaço de diálogo e promovendo a troca de conhecimentos a partir da apresentação oral de trabalhos científicos a uma banca qualificada de pareceristas.

Nesse sentido, a Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito - Mestrado e Doutorado em Direitos Humanos - da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ) e pesquisadora integrante do Grupo de Pesquisa do CNPq: Direitos Humanos, Governança e Democracia (GP Mundus), Aline Michele Pedron Leves, foi convidada pela Comissão Organizadora do Evento para participar, na condição de avaliadora e parecerista de trabalhos, da Mostra de Pesquisa do XV Congresso de Direito UFSC.


A atividade avaliativa da doutoranda ocorreu, especificamente, na última quarta-feira, dia 03 de março de 2021, pela plataforma Discord, no GT 10 - Direito Internacional, tendo em vista ser a grande área de atuação da pesquisadora no campo do Direito. Na ocasião, nos turnos da manhã e tarde, a Ma. Aline Leves dividiu a Banca, respectivamente, com os pareceristas e professores Me. Diego Guilherme Rotta e Dr. Deilton Ribeiro Brasil, colaborando com sugestões e comentários contributivos à elaboração das pesquisas propostas apresentadas oralmente na Sala 10 do Congresso.

O principal objetivo dos avaliadores foi o de proporcionar aos estudantes a oportunidade de expor, discutir e aprimorar suas ideias, de tal modo a contribuir com o estímulo, o aprofundamento e o estudo profundo dos temas analisados. Além do mais, buscou-se multiplicar reflexões, críticas, diálogos e despertar o amplo interesse pela pesquisa científica na área do Direito Internacional.

Importante salientar que a doutoranda e o seu orientador, Dr. Gilmar Antonio Bedin (Líder do GP Mundus), participarão, ainda, da próxima etapa avaliativa do XV Congresso de Direito UFSC, que consiste em analisar os artigos finais e elaborar um parecer sobre as pesquisas para a posterior publicação do trabalho completo nos Anais do Evento.


Para mais informações, acesse o site do XV Congresso de Direito UFSC:


117 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page